Créditos da Imagem: Ascom Câmara
Fonte: Ascom
O problema do sistema de transporte público de Feira de Santana não está exclusivamente no transporte irregular de passageiros, mas, sim, na baixa qualidade do serviço regularizado ofertado aos usuários. A avaliação é do vereador Silvio Dias (PT), vice-presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana.
O político, durante discurso na sessão ordinária desta quarta-feira, alertou para os fatores que fomentam a operação do transporte irregular de passageiros na cidade. “É a falta de ônibus, é a ineficiência do serviço prestado, a irregularidade que levam as pessoas a pegar o transporte clandestino, seja o ‘ligeiro’ ou vans”, explicou. “Quer acabar com o transporte clandestino na cidade? . Melhore o transporte público. Enquanto o passageiro não tiver ônibus de forma regular, ele vai optar pelo transporte clandestino”, destacou o vereador.
Dias reforçou a importância da fiscalização para o combate da prática irregular. “Não estamos aqui jamais para criminalizar quem trabalha diuturnamente fazendo esse serviço, seja o autorizado ou não, mas precisamos fiscalizar, inibir que essa prática aconteça. E a Prefeitura não tem feito isso, tem se omitido”, criticou Silvio Dias, atribuindo, ainda, à Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) a responsabilidade pela inércia no combate aos ligeirinhos.
Para finalizar, o petista alertou para a circulação de vans irregulares nas linhas de transporte na cidade. Segundo o vereador, os veículos estão operando sem autorização. “A prefeitura sequer sabe o número de vans que estão em circulação na cidade. Se tem alguma liminar que impeça a retenção do veículo, não impede que se fiscalize em relação ao trânsito, à quantidade de passageiros, ao estado de conservação e à mecânica do veículo”, denunciou.