Imagem: Reprodução

Reportagem: Hely Beltrão

Usuários do TFD, (Tratamento Fora do Domicílio), serviço que transporta pacientes de Feira de Santana para realizar procedimentos médicos em outros municípios, enviaram vídeos ao Conectado News, na manhã desta quarta (27), denunciando a desorganização e as más condições do transporte ofertado pela Prefeitura.

De acordo com os vídeos, os pacientes reclamam que o ônibus vai lotado, que não houve agendamento para inclusão dos acompanhantes e pacientes, mesmo estes tendo realziado o contato com a Secretaria e que o equipamento para cadeirantes do ônibus, não funciona. Inclusive, está registrado no vídeo o momento em que o motorista precisa carregar o cadeirante nos braços com o auxílio dos acompanhantes para por dentro do ônibus. Veja no vídeo abaixo.


Em nota enviada a reportagem, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) afirma que a paciente portadora de marcapasso citada no vídeo não estava agendada e que o tumulto foi gerado por pessoas que não estavam agendadas.

"A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a paciente portadora de marcapasso não estava agendada. Ela encontrava-se na lista de espera e não há nenhum registro de contato com o setor do Transporte Fora de Domicílio (TFD) para encaixe de vagas. Os veículos do TFD saem de forma pontual, às 6h. Entretanto, devido ao tumulto gerado por pessoas que não estavam agendadas para esta quarta-feira (27), ocorreu um atraso.

Referente ao elevador, a SMS destaca que todos os veículos passam por vistoria com intervalo de 30 dias, e seguem um padrão de vistoria rigoroso. Inclusive, uma nova revisão já está sendo providenciada para sanar esse contratempo. A SMS reitera que nenhum veículo que atende o setor opera acima da capacidade, pois todos os pacientes e acompanhantes viajam sentados. Também é válido ressaltar que por questão de segurança, apenas os acompanhantes cadastrados no sistema do TFD podem viajar e é necessário ter idade entre 18 e 60 anos.

Para fazer o cadastro, o paciente ou o acompanhante devem procurar o setor e trazer os documentos pessoais. O TFD funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Deixe seu Comentário