Foto: Jornal da PUC-Campinas
Reportagem: Hely Beltrão
Uma adolescente de 17 anos do bairro Chácara São Cosme foi a primeira vítima da dengue em 2024 no município de Feira de Santana. Com esta, a Bahia registrou 5 óbitos somente este ano. Em nota enviada à nossa redação, a Prefeitura de Feira lamentou o ocorrido e que realizou o bloqueio epidemiológico da localidade.
Nota
A Prefeitura de Feira de Santana lamenta profundamente o registro do primeiro óbito por dengue hemorrágica no município em 2024. O Governo Municipal está acompanhando a situação e foi feito o bloqueio epidemiológico da região onde a vítima residia. Para combater a dengue no município, a Prefeitura de Feira de Santana criou o comitê de enfrentamento e montou uma força tarefa para capacitar e atualizar todos os profissionais de saúde sobre o manejo clínico.
As pessoas que tenham sintomas característicos da dengue, a exemplo de dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar e febre devem fazer o exame para diagnóstico da doença. O exame é oferecido, de maneira gratuita, no Ambulatório Municipal de Infectologia e no Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Lêda (CSE), entre segunda e sexta-feira, das 8h às 11h30. À tarde, de 13h30 às 16h. O atendimento é feito por demanda espontânea, sem agendamento.
Fumacê
O Fumacê circula semanalmente nos bairros. A recomendação é que as pessoas abram as portas e janelas de casa para permitir que a nuvem de inseticida chegue a todos os cômodos.
Distribuição de Capas
O Governo Municipal adquiriu mais 19.780 capas para cobrir as caixas d’água. Os itens são distribuídos pelos agentes de endemias nas residências que contém caixas d’água destampadas.
Agentes de endemias
Os agentes de endemias intensificam o trabalho de orientação à comunidade para manter os ambientes livres de recipientes que acumulem água, além de fazer o bloqueio da cadeia de transmissão do mosquito e realizar o trabalho perifocal, junto a aplicação de larvicida. O morador que não estiver em casa quando o agente de endemias passar no local pode solicitar a visita através do aplicativo Fala Feira ou pelo número 156.