A família do cantor e compositor jamaicano Jimmy Cliff, um dos maiores nomes da história do reggae mundial, anunciou nesta segunda (25), a morte do músico. Segundo comunicado assinado pela esposa, Latifa, Lilty e Aken, Cliff morreu após sofrer uma convulsão seguida de pneumonia.
No texto, Latifa agradeceu à equipe médica responsável pelo atendimento e pediu respeito ao período de luto. “Quero agradecer ao Dr. Couceyro e a toda a equipe médica, que foram extremamente solidários e prestativos durante este processo difícil. Jimmy, meu querido, descanse em paz. Cuidarei de cumprir todos os seus desejos. Peço que respeitem nossa privacidade neste momento”, afirmou.
Ainda segundo o comunicado, maiores detalhes sobre as circunstâncias da morte e homenagens previstas ao artista serão divulgadas em breve. A nota encerra-se com a mensagem: “See you and we see you, Legend”. (Até logo lenda).
Jimmy Cliff foi um dos nomes mais influentes do reggae e do ska, com reconhecimento internacional por sucessos. No Brasil, emplacou sucessos como Peace, I can see clearly now,, All for Love, Reggae Night, Now and Forever, Love i Need. Cliff tem uma ligação muito forte com a Bahia, morando em Salvador por um período, onde nasceu sua filha, a atriz Nabiyah Be, que morou no estado até os 18 anos. A Bahia tem também grande influência no trabalho do músico, com o albúm Samba Reggae em 1992, que resultou de uma apresentação com o grupo Olodum.
