Imagem: Elias Lúcio
Reportagem: Elias Lúcio e Hely Beltrão
A campanha Papai Noel dos Correios ocorre todos os anos no início de dezembro e visa atender aos pedidos de crianças carentes que enviam suas cartinhas para a instituição. Em entrevista, a coordenadora da campanha em Feira de Santana, Rute Brito Nascimento, revelou que na última campanha em 2023, foram recebidas mais de 5 mil cartinhas tiveram seus pedidos atendidos, com exceção de uma. Trezentos padrinhos adotaram as cartas, os pedidos restantes foram atendidos pela Receita Federal do Paraná. Rute explica como.
"Estávamos com metade das cartas não adotadas, então, a Receita Federal do Paraná, tem brinquedos e objetos apreendidos que seriam destruídos. Com um entendimento entre os Correios e a Receita, houve uma doação desses brinquedos, de uma forma geral, para todo o Brasil, na Bahia recebemos uma quantidade desses brinquedos, podendo assim, contemplar as cartas que não tinham sido adotadas por outros padrinhos".
Pedido não atendido
"Existem pedidos que não envolvem um valor, como mais amor na família, tivemos também uma carta de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que pedia uma bateria, pois ela tinha o sonho de ser música, citando na carta o nome de alguns artistas famosos, como Edson Gomes, que ela gostaria de cantar junto. Infelizmente não conseguimos atender a esse pedido. Procuramos, fomos em algumas casas de instrumentos musicais, mas é um instrumento caro".
Rute
faz um apelo: “Ela é uma menina que ainda está aguardando esse pedido,
ela foi agraciada com um outro presente, que não seria aquele desejado
por ela, a bateria, então, aproveitamos essa oportunidade e fazemos esse
pedido para toda a sociedade, que não só uma casa de instrumentos
musicais, mas algum músico ou alguém da área, se sensibilize atenda ao
pedido desta criança”.